Este mês de maio é o terceiro mais chuvoso dos últimos 10 anos, atrás de 2009 e 2005. Desde o primeiro dia deste mês, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume acumulado de 366,9mm de chuva, quando naqueles anos foram observados 372mm e 548,2mm, respectivamente.
Apenas nas primeiras 10 horas desta terça-feira (24), foram registrados 48mm de chuva em Natal. Na avaliação do meteorologista da Emparn Gilmar Bristot, o volume de chuva visto na manhã de hoje pode ser considerado alto, principalmente por se concentrar em um curto período de tempo. De acordo com ele, a chuva vista em Natal hoje é suficiente para provocar sérios transtornos, principalmente pelo fato de a cidade já apresentar sérios problemas de infraestrutura.
Para os próximos dias, a Emparn prevê que o tempo continuará chuvoso em Natal até a próxima segunda-feira (30). Além disso, Bristot lembra que os períodos nos quais, historicamente, há mais precipitações em Natal são os meses de junho e julho. “Teremos que conviver com água e buracos por mais dois meses, já que a previsão para junho e julho é de mais chuva. Não adianta brigar com a chuva e acho que o segredo é ter paciência”, afirma.
Maio
Com apenas sete dias sem chuva, este poderá ser o segundo mês de maio em volume de chuvas na capital, no período de 10 anos. Desde o início do mês, a Emparn registrou um acumulado de 366,9mm, enquanto em maio de 2009 foram 372mm e em 2005 o volume foi de 548,2mm. “O mês ainda não terminou e acredito que o acumulado será maior do que o de 2009”,prevê.
De acordo com dados da Emparn, a média de chuvas para o mês é de 240mm.
0 comentários:
Postar um comentário